terça-feira, 15 de junho de 2010
A praga da Vuvuzela
Ainda que eu não seja um fervoroso adepto do futebol, Europeus e Mundiais não perco nenhum. Este ano não é excepção mas, em minha opinião, o espectáculo do futebol enquanto tal está seriamente comprometido com a praga da Vuvuzela. O ruído permanente e incómodo retira aos jogos o seu burburinho "natural". Os "olés", "as ondas", "os gritos de golo" desapareceram. Está tudo entretido a soprar a dita corneta. O futebol enquanto espectáculo fica mais pobre!
Mas afinal o que é a Vuvuzela?
A vuvuzela é uma corneta de cerca de um metro de comprimento, usada pelos adeptos em jogos de futebol na África do Sul. A origem do nome é controversa. Pode provir da palavra Zulu para "fazer barulho", a partir da "vuvu" som que faz, ou de gírias locais relacionadas à palavra para "chuveiro." As vuvuzelas ganharam forte exposição na mídia devido à Copa do Mundo 2010 realizada na África do Sul.
A vuvuzela tem sido alvo de controvérsia devido ao instrumento causar danos auditivos graves e permanentes, e por ser um disseminador de doenças (a gripe em particular, mas podendo ser qualquer germe) substancialmente mais perigoso do que tossir ou falar. É também perigosa para animais, visto que estes possuem geralmente uma audição mais sensivel, podendo criar situações de pânico e terror além de danos mais sérios em comparação com os humanos.
Fonte: Wikipédia, artigo de opinião
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário