terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Porque os bons professores fazem a diferença
Deixo-vos hoje um filme extraordinário sobre a educação.
Reflecte uma realidade muito concreta, a dos Estados Unidos da América mas, creio bem poder representar muitas outras.
O filme é baseado em factos reais, pelo que, deixo-vos também o site da fundação criada pelo trabalho desta excelente professora e de todos os que seguem os seus métodos.
Esta realidade americana convece-me cada vez mais que a avaliação dos professores é imprescindível mas, não é uma avaliação qualquer. É necessário que se encontre um método justo e imparcial. Um método que esteja acima de quaisquer suspeitas e que recompense a excelência.
Os professores não podem progredir na sua carreira só por se limitarem a acumular anos de serviços. E, por terem acumulado vários anos não podem considerar-se no direito de deixar para os professores mais novos tudo o que não querem fazer.
É claro que isto não é uma postura geral mas, existe!
Os professores competentes e excelentes devem progredir na sua carreira, tenham 5 anos ou 20 de carreira. Os professores incompetentes deviam até ser convidados a abandonar o ensino e a dar lugar a quem se interessa pela carreira.
Mas atenção, os professores são pessoas como outras quaisquer e, para fazerem o seu trabalho com excelência têm de lhes ser dadas condições.
Tal como não é fácil um aluno com problemas domésticos e de miséria ter boas notas, também não é fácil a um professor que é colocado a 300 Kms da sua residência e afastado dos seus familiares, ser um bom profissional.
Está na hora do ministério compreender estas realidades e dos sindicatos explicarem aos portugueses as verdadeiras razões.
Deixo-vos o filme e o site.
Vejam mais em:
http://www.freedomwritersfoundation.org
Etiquetas:
Porque os bons professores fazem a diferença
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário