PESQUISAR NESTE BLOG:

domingo, 6 de dezembro de 2009

Associação VIDA



Associação VIDA promove maratona para angariação de fundos
A Organização Não Governamental VIDA (Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano), associou-se à Maratona de Lisboa para apresentar o projecto VIVA que arranca no dia 6 de Dezembro.

Este projecto visa angariar fundos que se destinam a transformar a vida de uma região na Guiné-Bissau, onde há mulheres que percorrem dezenas de quilómetros todas as semanas para ter acesso às coisas mais básicas, como água potável.

O primeiro passo para este projecto vai ser dado por Maria Buinen que virá da região de S. Domingos, na Guiné-Bissau, para participar, na Maratona de Lisboa, onde caminhará 42km em nome da restante população.

Fonte: http://sol.sapo.pt
-----------------------------------------------------------------------------------
Rosa Mota, um dos mais prestigiados ícones do desporto Português, é a embaixadora da causa que dá corpo ao projecto VIVA. Este é um projecto que pode transformar a vida de uma região na Guiné-Bissau, onde muitas mulheres percorrem dezenas de quilómetros todas as semanas para ter acesso às coisas mais básicas, como água potável. Uma rotina que é, literalmente, uma maratona como as muitas que Rosa Mota percorreu enquanto atleta de alta competição.

Maria uma destas mulheres, vem directamente da região de S. Domingos, na Guiné-Bissau, em representação da população daquela região e irá simbolicamente caminhar, parte da maratona de Lisboa, no dia 6 de Dezembro., dia que marca o arranque do Projecto VIVA cujos fundos angariados irão contribuir para o acesso a um dos maiores bens essenciais à condição da vida humana como é a água. Pretende-se que esteja acessível a todos, sem que para tal seja necessário percorrer Km’s.

A Rosa Mota que irá apoiar esta mulher no percurso, afirma que “apoiar este tipo de causas é dar a conhecer realidades bem diferentes, realidades estas que muitas vezes nunca imaginamos que poderiam existir. Participar em maratonas enquanto atleta pressupõe alcançar um objectivo que não é mais do que superar os melhores tempos e alcançar um lugar de destaque. Para estas mulheres o objectivo nada tem a ver com glória nem com testar limites, trata-se de alcançar algo mais nobre que é a sobrevivência. Estas mulheres são verdadeiras atletas da vida”

Esta é uma acção que se destina a uma angariação de fundos que conta com donativos muito especiais. Estamos a falar em doar meios para estabelecer o acesso permanente a ÁGUA Potável. É neste elemento que se fundam todos os donativos. A meta será a abertura de furos artesianos, na região de S. Domingos, na Guiné-Bissau.

Conscientes da importância da valorização da vida humana, o Lidl abraça este projecto com a ONG VIDA (Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano) e junta-se à Leo Burnett para impulsionar uma causa tão grandiosa como esta.

Para a presidente da VIDA, Luz Vasconcelos, “termos a Rosa Mota como embaixadora deste projecto é uma grande honra e esperamos que esta associação traga tanta alegria para a Guiné Bissau como a Rosa Mota trouxe para Portugal nas vitórias alcançadas”

No dia seguinte à Maratona as pessoas vão poder fazer os seus donativos em qualquer loja Lidl, através da garrafa do Projecto VIVA.
Uma garrafa de 1,5L vazia estará ao lado de cada caixa registadora. Esta garrafa vazia simbolizará a dificuldade de acesso à água potável na Guiné-Bissau. Ao registar a garrafa nas caixas Lidl, contribuir-se-á com 1 Euro para a abertura de furos artesianos, evitando assim que continuem as maratonas no acesso à água potável e a tantos outros bens essenciais para a vida na Guiné-Bissau. O valor angariado será totalmente revertido a favor desta causa.

Através da garrafa do Projecto VIVA estamos todos a contribuir para tornar acessível na Guiné-Bissau um dos maiores bens essenciais à condição da vida humana: a Água. Será esta a comunicação interna em todas as lojas Lidl de Portugal: “um gesto, milhares de vidas”.

Fonte: http://www.orio.pt

Não deixe de consultar o site da Organização VIDA: Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento Africano, http://www.vida.org.pt/

Sem comentários: