Bem-vindos ao Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival!
Filmes como "A Casa dos Espíritos" trouxeram ao Cabo Espichel actores como Jeremy Irons, Meryl Streep ou Glenn Close. "O Circulo Invisível" trouxe-nos Cameron Diaz e Chistopher Eccleston numa cena dramática do filme. "Hornblower", um filme realizado na costa de Sesimbra, Arrábida e Cabo Espichel; "As Viagens de Gulliver", "007 Ao Serviço de Sua Majestade", "O Convento" com Caterine Deneuve e Jonh Malcovich, "A Dança dos Diamantes" que apresentou pela primeira vez a célebre música "Strangers In The Nigth", vieram aumentar a lista de nomes que aqui vieram filmar.
Existem dados e estudos que comprovam o grande impacto e aumento do fluxo turistico a locais que serviram de cenário a grandes produções cinematográficas. Em filmes como "O Código da Vinci", por exemplo, o museu do Louvre recebeu no ano de 2006 cerca de 7,3 milhões de turistas, sendo 50% impulsionado pelo filme. A Grã-bretanha recebe actualmente 130 milhões de visitantes que vão visitar alguns dos locais das filmagens de "Harry Potter". Pretende este festival continuar a promover estes locais para grandes produções cinematográficas, mostrando ao mundo o "nosso" potencial turístico, fortalecendo a imagem internacional da Arrábida, Sesimbra e do Cabo Espichel, atraindo novos investimentos turísticos, procurando dar resposta aos fluxos que se esperam após a promoção e continuidade deste evento anual.
No cerne deste festival encontra-se a conferência "Turismo e Cinema" que se considera tratar-se uma oportunidade de desenvolvimento e promoção da investigação sobre a ligação entre o cinema e o turismo e que trará até nós pessoas que se encontram de alguma forma ligados aos dois sectores, profissional ou academicamente, como é o caso de estudantes de turismo ou de cinema, assim como de realizadores e produtores.
Texto de Carlos Sargedas