PESQUISAR NESTE BLOG:

domingo, 4 de setembro de 2011

5.ª edição da quinzena gastronómica do espadarte


O espadarte vai reinar nas mesas dos restaurantes sesimbrenses durante a 5.ª edição da quinzena gastronómica dedicada a esta espécie, que decorre entre 10 e 25 de Setembro.

Considerado há muito um símbolo de Sesimbra, o espadarte, ou peixe-agulha, como também é conhecido, cedo se tornou uma referência na gastronomia local.

Primeiro, nos lares e nas “lojas de companha”, ou armazéns dos pescadores, onde eram frequentes as “caldeiras”, termo que designava os almoços em grupo. A sua variada utilização na cozinha levou-o a integrar as ementas dos restaurantes, acompanhando o forte impulso turístico proporcionado pelo desenvolvimento da pesca desportiva a partir dos anos 50 do século XX.

Hoje, a juntar às receitas mais tradicionais, como o espadarte grelhado ou de cebolada, com azeite, alho e louro, os apreciadores têm à sua disposição outras opções mais ou menos elaboradas, mas que preservam o sabor que o torna tão especial.

Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal, Junta de Freguesia de Santiago e associações de comerciantes do concelho.

Conheça os restaurantes e as ementas participantes em www.cm-sesimbra.pt

Fonte: CMS

Sem comentários: