PESQUISAR NESTE BLOG:

sábado, 23 de abril de 2011

Lígia Cascalheira

A Lígia, aos 16 anos, é já uma pianista promissora.




Audição da Páscoa de 2011.

Frequenta actualmente o 11º ano do Curso de Ciências e Tecnologias na Escola Secundária de Sampaio que conjuga com as aulas no Conservatório de Palmela.

Como todos os jovens frequentou as aulas de música no 5º e 6º ano do ciclo onde já então se destacava. No final do 6º ano o Professor de Música da Escola básica 2/3 de Santana - Luís Martins - aconselhou-a a continuar os estudos em Música e a escolher um instrumento para tocar. A Lígia começa então a frequentar as aulas particulares de piano da Professora Elisabete Lemos. Um ano depois e desejando aprofundar os conhecimentos na área da música ingressa no Conservatório Regional de Palmela no ano lectivo de 2007/2008, onde frequenta o Curso Básico, em que o instrumento é Piano. Participa nas audições de final de período do Conservatório e nas audições da professora de piano Alla Diordieva, desde a sua entrada no Conservatório até hoje.

Em 7 de Maio de 2008, participou no Musical Disney – um musical sobre temas da Disney, organizado pelo Conservatório e integrado na apresentação da Fantasiarte e da Câmara de Palmela.

Em 29.11.08 participou também no concerto sobre Edvard Grieg que ocorreu no Museu da Música em Lisboa.

Frequentou em Novembro de 2008, o “Curso Breve de Música no Século XVIII” e a “Conferência sobre ópera” organizado pela Biblioteca de Sesimbra que esteve a cargo do Formador Dr. Carlos Otero

Em 4 Abril de 09 participou no “Concours Musical de France” – que é um concurso de piano aberto a todos os países que decorre nos arredores de Paris. Foi a primeira vez que Portugal participou. A Lígia foi seleccionada para a final conseguindo nas eliminatórias a classificação de Muito Bom, no grau “Elementaire” I. Na final obteve igualmente a classificação de Muito Bom.

Em 26.04.2009 participou no 3º Concurso de Sonata e Sonatina que decorreu no Auditório Natália Correia e foi seleccionada para a final e concurso de Laureados.

Continua até hoje a participar nas apresentações da Professora Elisabete Lemos que têm decorrido aqui no concelho.

Participou pela 2ª vez no “Concours Musical de France” em Maio de 2010 em dois graus “Superieur II” e “Virtuosite II”, onde obteve, nas eliminatórias, respectivamente as classificações de 1ére Médaillhe Finaliste e “1er Prix”.

Foi à final em 15 de Maio de 2010, no grau “Superieur II” onde obteve a classificação de “1ère Médaille”.

No ano lectivo de 2009/2010 foi criado o “Coro de Câmara Feminino” do Conservatório Regional de Palmela. A Lígia integra o coro, desde a sua formação, Tendo feito já várias apresentações.

Em 05 de Dezembro de 2010 o “Coro de Câmara Feminino do Conservatório Regional de Palmela” apresentar-se-á no Mosteiro dos Jerónimos.

Actualmente está a preparar-se para as apresentações de final do período no Conservatório e para o Concurso de Piano de França, no grau de “Virtuosite II”!

A Lígia apesar da sua idade tem já um percurso invejável e daqui lhe enviamos os parabéns!

Sem comentários: