PESQUISAR NESTE BLOG:

sábado, 12 de março de 2011

Semana do Cérebro 14 a 20 de Março

Concurso "Protege o teu cérebro"



O concurso Protege o teu cérebro é organizado pelo IBMC•INEB (Instituto de Biologia Molecular e Celular e Instituto de Engenharia Biomédica, Laboratório Associado) e Ciência Viva e com o apoio da ESAD (Escola Superior de Artes e Design – Matosinhos). Este concurso está integrado na Semana Internacional do Cérebro cuja coordenação portuguesa é da SPN (Sociedade Portuguesa de Neurociências).

Associando o tema “Pintar o cérebro”, mote da Semana do Cérebro (14 e 20 de Março), à protecção do cérebro adolescente, a organização propõe este concurso onde é usado um capacete como objecto de protecção da cabeça e, simultaneamente, do cérebro.

A natureza frágil do cérebro é protegida por uma resistente caixa craniana e por uma barreira biológica, contudo cada indivíduo pode reforçar essa protecção. Proteger o cérebro passa por assumir comportamentos defensivos em múltiplos contextos, como por exemplo: na segurança rodoviária, no abuso de álcool e outras drogas, na correcta utilização das capacidades intelectuais, nas interacções sociais, na estabilidade emocional, nos padrões de sono adequados, no uso excessivo de telemóveis, na avaliação de riscos, etc.

Desafio
Decora um capacete feito ou ao por ti, inventa um slogan e descreve o teu projecto de acordo com o tema Protege o teu cérebro.
Pode ser utilizado um capacete de qualquer tipo: de motociclismo, de protecção individual – construção civil, de bombeiro, de ciclismo, skate, etc., ou pode ser construído um capacete utilizando variados materiais como: pasta de papel, ligadura de gesso, esponja, esferovite, etc.
A imaginação não tem limites!

Destinatários
O concurso é dirigido aos alunos do 9º ao 12º anos de escolaridade. As equipas concorrentes devem ser constituídas por 2 alunos e um professor responsável.

Datas
22 de Fevereiro – abertura das inscrições
20 de Março – data limite para inscrições
29 de Abril – data limite para entrega dos projectos
31 de Maio – anúncio do resultado do concurso
Data a definir – exposição online

Prémios
Os vencedores terão a possibilidade de fazer um estágio de curta duração num laboratório de investigação em neurociências ou frequentar cursos de formação em design ou entrar gratuitamente em centros Ciência Viva.
Os melhores projectos serão expostos online!

Fonte: http://www.ibmc.up.pt/cerebro/

Sem comentários: