MENU:

domingo, 21 de março de 2010

Reatribuir a autoridade aos professores


Começa-se agora a discutir a reatribuição da autoridade aos professores.

Com o advento da democracia perdeu-se, curiosamente, o respeito e a dignidade devida à classe.

Algumas pessoas confundiram e confundem democracia com anarquia, desrespeito e falta de educação.

Felizmente, a sociedade começa a valorizar e a perceber o papel do professor na educação e na formação dos nossos jovens.

Esperemos que as novas medidas agora pensadas venham a repôr essa autoridade e a ajudar a melhorar a vida nas escolas.

O que pensam disto?

André Semblano expõe de 1 a 15 de Maio



De 1|Abril a 15|Maio 2010

EXPOSIÇÃO

"da Vila ao Cabo Espichel"
por André Semblano
Exposição de Pintura em Aguarela e Acrílico
simultâneamente no Restaurante Padaria em Sesimbra e
no Café Santiago - Castelo de Sesimbra

"André Semblano, transpõe para a sua pintura um olhar sobre os seus lugares preferidos..."

Fonte: André Semblano

Dia da Árvore: 21 de Março


Um pouco de história:

A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.

A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pela primeira vez a 9 de Março de 1913.

Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.

Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.

No hemisfério Sul, por exemplo no Brasil, comemora-se a 21 de Setembro.

Por que é importante ter muitas árvores em nosso planeta?

Além de embelezar praças, avenidas e ruas, as árvores refrescam o ambiente. Isto acontece porque dão sombra e mantêm a humidade do ar. Além disso, as plantas ajudam a diminuir a poluição porque absorvem o dióxido de carbono resultante da queima de combustíveis, ou seja, mais oxigénio para nós, humanos (ver nota sobre a fotossíntese).

As plantas são também verdadeiras barreiras que mudam a direcção dos ventos e filtram a poeira e fuligem. Mantêm o solo firme , sendo indispensáveis nas encostas, às margens de rios e mananciais. E isto sem contar com os deliciosos frutos que nos proporcionam.

Outro factor importante é que muitos remédios podem ser feitos a partir das árvores. Para se ter uma ideia, um em cada quatro medicamentos utilizados pela indústria farmacêutica tem origem vegetal. Cerca de 70% das plantas classificadas pelo Instituto do Câncer dos Estados Unidos como recomendadas para o tratamento do câncer são encontradas exclusivamente nas florestas tropicais. Existem 1,4 mil espécies vegetais que podem servir para esse fim (veja mais sobre florestas tropicais a seguir).

Como salvar as florestas?

Como metade das árvores que são cortadas no planeta destinam-se à fabricação de papel, usar menos papel é uma ótima maneira de ajudar a salvar as florestas.

Adopte estas acções:

Escreva nos dois lados de cada folha de papel e tente usar papel de rascunho ou metades de folha quando possível. Recicle todo papel quando terminar de usá-lo;

Coloque um guardanapo de tecido na sua mochila, bolsa ou lancheira e use-o em vez de guardanapos de papel;

Em casa use sempre guardanapos, lenços e panos de pratos de tecido em vez de papel;

Quando comprar papel numa loja, tente comprar papel reciclado com 100% pós-consumo. Ou seja, depois dele ter sido usado por alguém. O que significa que ele foi feito com papel que já foi usado e colocado no contentor de lixo azul para ser reciclado. Ou melhor ainda, compre 100% papel "tree-free" (isento de árvores), isso significa que nenhuma árvore precisou ser derrubada para esse papel;

Não comprarem nenhuma madeira que venha de árvores em perigo de extinção;

Fontes: http://pititi.com; http://www.malhatlantica.pt; http://pt.wikipedia.org

Teatro da Garagem



O TEATRO DA GARAGEM, é uma companhia fundada em 1989, que dedica o seu trabalho artístico à pesquisa e experimentação, através da investigação de novas formas de escrita para teatro e de novas formas cénicas que a acompanham.
A companhia trabalha com um autor/encenador residente, um músico, um núcleo de actores, uma equipa de produção, um dramaturgista, um desenhador de luz, um cenógrafo e figurinista. Para além das criações próprias, a partir de textos originais de Carlos J. Pessoa, a companhia desenvolve um trabalho com a comunidade, através das actividades do Serviço Educativo e dá a conhecer o trabalho de novos criadores através do Ciclo Try Better Fail Better.

Fonte: http://www.teatrodagaragem.com

Diogo Costa Amarante


Diogo Costa Amarante nasceu em Portugal, onde se graduou em Direito. Depois de ser selecionado para participar de um workshop realizado no âmbito do Hola Lisboa Ibero-Americano de Cinema, ele apresentou uma curta-metragem e foi premiado com uma bolsa para estudar documentário em Barcelona. O filme de tese do Mestrado em Documentário "Jumate / Jumate" foi selecionado em diversos festivais internacionais e ganhou o primeiro prêmio do júri no Documentamadrid08, Goldenbollfilmfestival e a concorrência Golden Egg do Reykjavik International Film Festival Talent Campus. Em 2009 ele foi selecionado para participar do Berlinale Talent Campus e atualmente ele está apresentando seu novo filme "Em janeiro, talvez" e desenvolvendo o projecto do seu primeiro filme.

Fonte: www.diogocostaamarante.com

sábado, 20 de março de 2010

Dia do pai

Embora com um dia de atraso, fica a nossa homenagem!

Penso que este video retrata bem o que é ser pai!



Um pouco de história:
O Dia do Pai teve origem na antiga Babilonia, quando um jovem, Elmesu moldou em argila o primeiro cartão no qual desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai. Foi criado efectivamente em 1909 nos EUA por Sonora Luise, com objectivo de homenagear e demonstrar a admiração que sentia por seu pai. Desde então a data tem sido comemorada em todo o mundo, mas a data é ‘móvel’ quer dizer, em cada país pode ser comemorada em dias diferentes. No Brasil por exemplo a data é celebrada no segundo domingo de agosto, por causa de 14 de Agosto ser dia de São Joaquim; patricarca da familia. Em Portugal é comemorado a 19 de Março, em outros paises como Africa do Sul, França, Japão, Macau e outros é comemorado no 3º domingo de Junho.

Natalia Juskiewicz e o fado

O fado nas mãos da musa do violino Natalia Juskiewicz.

Por vezes, é preciso vermos o que é nosso pelos olhos dos outros para percebermos o nosso próprio valor.

Felizmente, nos últimos anos a música portuguesa tem feito um caminho notável.

Tocá Rufar apresenta em destaque: Eneida Freitas

Hoje, não perca!



EM DESTAQUE – Eneida Marta – Tributo à Guiné Bissau
Hoje, dia 20 de Março, o Tocá Rufar recebe Eneida Marta no TamborQFala para contar (cantar), em concerto, a história da música moderna na Guiné-Bissau. O conto tem início no ano de 1968 quando, pela primeira vez, um grupo musical, utilizando instrumentos modernos, interpreta temas populares guineenses, cantados em crioulo. Assim, a data passa a estar associada ao nascimento da música moderna na Guiné.

Eneida Marta canta os momentos mais marcantes de uma viajem de 42 anos até aos dias de hoje percorrendo episódios da luta armada, a independência, a reconstrução de uma ideologia nacional, os retrocessos nos objectivos de Cabral, entre outros; culminando com um levantar de véu sobre o que se poderá esperar desta promissora artista guineense num futuro breve.

E porquanto a história não se encerra e quem conta um conto acrescenta sempre um ponto, inventam-se novos personagens e a Orquestra Tocá Rufar sobe ao palco para dar um timbre tradicional português à música moderna africana.

Horários: abertura do TamborQFala com serviço de bar 21h00/ concerto 21h30
Preços: entrada mediante apresentação de convite


Formação de Formadores Tocá Rufar em Abril
Implementação e Gestão de Orquestras de percussão
Como tomar em mãos a percussão que nos toca?
Para responder a esta questão, o Tocá Rufar organiza, no segundo fim-de-semana de Abril, uma formação de formadores dedicada à implementação e gestão de orquestras de percussão dirigida a professores, animadores sócio-culturais e demais interessados em desenvolver projectos de percussão tradicional Portuguesa com grupos, habilitando os participantes a orientar oficinas de forma sólida, instruída e criativa.

No âmbito destas formações, o Tocá Rufar já apadrinhou mais de meia centena de novas orquestras e grupos de bombos.

- Dias 10 e 11 de Abril, das 10h00 às 19h00, no TamborQFala, Aldeia de Paio Pires Seixal.
Mais informações sobre esta formação em http://www.tocarufar.com/?1&it=formacao&mop=71&co=109


FORMAÇÃO
Ensaios da Orquestra Tocá Rufar – Oficinas Gratuitas
Sábado 20/03 das 10h30 às 12h30, no Esp. Pé de Vento, Bairro Vale da Amoreira, Moita (nível aberto);
Domingos 21/03: das 10h30 às 12h30, no TamborQFala, Aldeia de Paio Pires, Seixal (nível aberto);
das 15h15 às 18h00, no TamborQFala, Aldeia de Paio Pires, Seixal (nível médio).

Formação para Músicos – Oficinas Gratuitas
Sexta-feira 19/03 das 18h00 às 20h00, no TamborQFala, Aldeia de Paio Pires, Seixal (nível avançado).

TAMBOR Q FALA – O Espaço Mais Cool da Margem Sul
A noite de 20 de Março será quente pela voz africana de Eneida Marta que canta em tributo à Guiné- Bissau e à música moderna desse pais.

Sábado, 20/03 a partir das 21h00 no TamborQFala, Aldeia de Paio Pires, Seixal.

Mais informações:



www.tocarufar.com
21 226 90 90 | tocarufar@tocarufar.com

Olhem para o Cabo Espichel

Após quase um ano e meio de trabalho, algumas canseiras, mas também muito entusiasmo, posso enviar-vos em 1ª mão o programa provisório que será apresentado brevemente ao "público" em geral.

Quero assim em "privado" agradecer a todos os artistas, cientistas, historiadores, fotógrafos e pintores que aceitaram o meu convite de fazer do Cabo Espichel uma "musa" de inspiração e que todos em conjunto possamos dizer ao Mundo "OLHEM PARA O CABO ESPICHEL!".

Quero também aqui agradecer à Câmara Municipal de Sesimbra todo o apio dado à realização deste projecto, também aos seus técnicos que criaram a meu pedido o logotipo espectacular e um cartaz do programa que ficou fantástico. Também um agradecimento especial à srª veradoura Felícia Costa e ao sr. Presidente Augusto Pólvora pelo apoio dado sem o qual seria bastante dificil (mas não impossível) de realizar.

A vocês todos também quero agradecer o apoio e mensagens que tenho recebido ao longo destes dias.

É fantástico chegar quase aos 2000 membros em menos de um mês.

PROGRAMA

AUDITÓRIO CONDE FERREIRA

17 Abril a 12 Maio - Colectiva de Pintura

Fernanda Marialva - Gustavo Fernandes - Joaquim Diogo - Josefina Guedes - José Westerman - Manuela Marques - Maria Adelaide Fonseca- Maria Artemisa - Rui Caseiro

14 a 30 Maio - Colectiva de Pintura e Desenho

Ana Godinho - Anabela Marques - Bruno Balegas - Cesaltina Borges - Elsa Nobre - Francisca Sevilhano - João Manão - Lucília Baioneta - Lurdes Brites - Maria Carlos Garção Nunes - Maria Manuel - Rute Filipe - Suzana Costa - Luis Louro

10 a 27 Junho - Exposição de Fotografia

João Ferraria

1 a 13 Julho Exposição de Fotografia e Espeleologia

Vertente Natural - Liga para a Protecção da Natureza

17 Setembro a 3 Outubro - Exposição de Fotografia

Alexandre Grácio

8 a 24 Outubro - Exposição de Fotografia aerea e Fósseis

Carlos Sargedas - José Costa

29 Outubro a 21 Novembro -Exposição de Fotografia e Espeleologia

Francisco Rasteiro - NECA

FORTALEZA DE SANTIAGO

23 Abril a 9 Maio - Exposição de Fotografia

José António Marques

14 a 30 Maio - Exposição de Pintura

António Ratinho

1 a 17 Junho - Exposição Colectiva de Fotografia

Miguel Helfrich - Mariano Silva

25 Junho a 15 Julho Exposição de Fotografia

José Figueira

5 a 20 Outubro Exposição de Fotografia

José Arsénio

22 Outubro a 7 de Novembro Exposição Pintura e Cerâmica
André Semblano

12 a 30 Novembro Exposição Colectiva de Fotografia e Cerâmica

Miguel Lourenço - Márcia Cruz

GALERIA ARTE & MAR

30 Abril a 16 Maio Colectiva de Fotografia

Manuel Balegas - Carlos Silva - José Couto - Manuel Garcia

22 Maio a 4 Junho - Exposição Fotografia

Pedro Almeida

1 a 18 Julho - Exposição Fotografia

José Cosa

20 Julho a 8 Agosto Exposição Pintura
Berta Simões Monteiro

10 a 30 Agosto Exposição de Fotografia

Carlos Sargedas

1 a 19 Setembro Colectiva de Fotografia

José Carlos Nero - Rui João Rodrigues

24 Setembro a 10 Outubro Colectiva de Fotografia

Gonçalo Pereira - Rui Cunha

15 a 31 Outubro Exposição Colectiva de Fotografia

João Taborda

5 a 21 Novembro Colectiva de Fotografia

Madalena Barbosa - Maria Duarte

BIBLIOTECA MUNICIPAL

13 a 27 Setembro Exposição de Filatelia com os Selos do Cabo Espichel em Grande Formato

em Fotografia de Carlos Sargedas

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DOS SELOS NA IGREJA DO CABO DIA 12 SETEMBRO

PALESTRAS

Abril - Rev Padre Francisco

Maio -Dr. Jacques Ray - Dr.Miguel Ramalho

Junho - Dr. Fernando António

Julho- a definir

Agosto - Drª Maria José Justino

Setembro - Drª Vanda Santos

Outubro - Dr. Luís Marques

Novembro - a definir

CICLO DE CINEMA "CABO ESPICHEL NO CINEMA"

NO CINE TEATRO JOÃO MOTA

A decorrer em Novembro

com vários filmes que contenham imagens feitas do cabo Espichel.

CONCERTO " MÚSICA NO ESPICHEL"

A decorrer dia 11 de Setembro

das 18 horas até acabar

Neste momento já contamos com:

Luís Taklim de Sesimbra

Million Dollar's Lip's de Sesimbra

Os CopyRyht

Rysko de Sesimbra

Um abraço
Carlos Sargedas

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher



PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO

Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA

Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.

Fonte: http://www.eselx.ipl.pt

terça-feira, 2 de março de 2010

Vamos limpar a floresta portuguesa

Dia 20 está aí à porta... Adiram!



O Projecto Limpar Portugal (PLP) é um movimento cívico ALTRUISTA cujo objectivo é promover a educação ambiental por intermédio da iniciativa de limpar a floresta portuguesa no dia 20 de Março de 2010.

Fonte: http://www.limparportugal.org

Tocá Rufar apresenta

Tocá Rufar apresenta



EM DESTAQUE – Os Ritmos que Nos Estão no Sangue, pela Orquestra Tocá Rufar
No primeiro fim-de-semana de cada mês a Orquestra Tocá Rufar é anfitriã na sua própria casa, o TamborQFala; e apresenta uma selecção dos seus melhores temas, interpretados pelos músicos mais carismáticos que há: os Rufinas.

- Sábado 06/03, pelas 22h00 no TamborQFala, Aldeia de Paio Pires, Seixal



Formação de Formadores Tocá Rufar em Abril
Implementação e Gestão de Orquestras de percussão
Como tomar em mãos a percussão que nos toca?
Para responder a esta questão, o Tocá Rufar organiza, no primeiro fim-de-semana de Abril, uma formação de formadores dedicada à implementação e gestão de orquestras de percussão dirigida a professores, animadores sócio-culturais e demais interessados em desenvolver projectos de percussão tradicional Portuguesa com grupos, habilitando os participantes a orientar oficinas de forma sólida, instruída e criativa.

No âmbito destas formações, o Tocá Rufar já apadrinhou mais de meia centena de novas orquestras e grupos de bombos.

- Dias 3 e 4 de Abril, das 10h00 às 19h00, no TamborQFala, Aldeia de Paio Pires Seixal.
Mais informações sobre esta formação em http://tocarufar.com/doc.php?co=165


NOTÍCIAS – Nova Paragem do Autocarro Tocá Rufar
Agora é mais fácil chegar aos ensaios da Orquestra Tocá Rufar. O autocarro que faz o transporte gratuito dos rufinas, ao Domingo, tem uma nova paragem na Estação do Fogueteiro, fazendo a ligação ao comboio da ponte, Fertagus.

Desde o início de 2009, o Tocá Rufar disponibiliza um autocarro gratuito, gentilmente cedido para o efeito pela Câmara Municipal do Seixal, que faz a recolha dos rufinas no Concelho do Seixal. Este transporte é acessível a todos os inscritos no Tocá Rufar que venham participar nas oficinas.
Ver trajecto e horário do autocarro em http://www.tocarufar.com/docs/infos/ParagensHorario.pdf


FORMAÇÃO
Ensaios da Orquestra Tocá Rufar – Oficinas Gratuitas
Sábado 06/03 das 10h30 às 12h30, no Esp. Pé de Vento, Bairro Vale da Amoreira, Moita (nível aberto);
Domingos 07/03: das 10h30 às 12h30, no TamborQFala, Aldeia de Paio Pires, Seixal (nível aberto);
das 15h15 às 18h00, no TamborQFala, Aldeia de Paio Pires, Seixal (nível médio).

Formação para Músicos – Oficinas Gratuitas
Sexta-feira 05/03 das 18h00 às 20h00, no TamborQFala, Aldeia de Paio Pires, Seixal (nível avançado).


TAMBOR Q FALA – O Espaço Mais Cool da Margem Sul
A sala está pejada de bombos em silêncio... A sala está pejada de bombos em grito... A luz abriga...  A música ilumina... O tambor fala... Venha beber um copo e assistir ao espectáculo Os Ritmos que Nos Estão no Sangue, pela Orquestra Tocá Rufar.

Sábado, 06/03 a partir das 21h00 no TamborQFala, Aldeia de Paio Pires, Seixal.

PESQUISAR NESTE BLOG: