PESQUISAR NESTE BLOG:

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

"...Ao dobrar o Cabo Espichel, para a sua fachada sul, observam-se escarpas rochosas quase verticais, com altitudes de cerca de 120 m, formadas por calcários e dolomitos do Jurássico. Entalhados nestas escarpas, a diferentes cotas, é possível verificar a presença de alguns níveis aplanados, a que se dá o nome de rechãs (ou chãs) e que correspondem a antigos terraços marinhos ou praias levantadas que testemunham diferentes posições do nível do mar resultantes, na sua maioria, das várias glaciações e inter-glaciações ocorridas durante o Plistocénico..."
"... Na enseada de Lagosteiros dá-se a passagem, em continuidade, do Cretácico ao Jurássico. No flanco sul desta enseada de Lagosteiros, em laje de calcários margosos do Jurássico superior (± 150 M.a.), inclinada cerca de 40º, encontra-se a jazida de pegadas de dinossauros da Pedra da Mua..."
Paulo de Sá Caetano

Caros Amigos,

Neste ciclo dos 600 anos do cabo Espichel vai acontecer mais uma exposição.
Sábado dia 9 de Outubro pelas 16 horas no auditório Conde Ferreira Junto ao jardim de Sesimbra terá lugar a exposição de fósseis de José Costa e de fotografias de Carlos Sargedas sobre alguns dos locais geológicos cientificamente importantes situados no Cabo Espichel, gostaríamos ambos de contar com a sua presença.

Á noite e pelas 21,30 h pode ir até ao Santuário do cabo Espichel para ouvir falar sobre os 600 Anos do Cabo Espichel.

O culto a Nossa Senhora do Cabo Espichel, documentado pela primeira vez numa carta régia de D. Pedro I, datada de 1366, é o ponto central da palestra Nossa Senhora do Cabo Espichel: (mais de) 600 Anos de Devoção, que conta com a participação de Heitor Baptista Pato. O Santuário, composto pela Ermida da Memória, uma igreja setecentista, hospedarias, o Aqueduto, a Mãe d’Água e a Casa da Ópera, é a face mais visível deste culto, um dos mais antigos e originais em Portugal, que chegou a reunir milhares de peregrinos no Cabo. Uma conversa a não perder, a partir das 21.30 horas, na Igreja de Nossa Senhora do Cabo Espichel.

Aguardamos a vossa visita

Carlos Sargedas

Sem comentários: