PESQUISAR NESTE BLOG:

domingo, 21 de março de 2010

Dia da Árvore: 21 de Março


Um pouco de história:

A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.

A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pela primeira vez a 9 de Março de 1913.

Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.

Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.

No hemisfério Sul, por exemplo no Brasil, comemora-se a 21 de Setembro.

Por que é importante ter muitas árvores em nosso planeta?

Além de embelezar praças, avenidas e ruas, as árvores refrescam o ambiente. Isto acontece porque dão sombra e mantêm a humidade do ar. Além disso, as plantas ajudam a diminuir a poluição porque absorvem o dióxido de carbono resultante da queima de combustíveis, ou seja, mais oxigénio para nós, humanos (ver nota sobre a fotossíntese).

As plantas são também verdadeiras barreiras que mudam a direcção dos ventos e filtram a poeira e fuligem. Mantêm o solo firme , sendo indispensáveis nas encostas, às margens de rios e mananciais. E isto sem contar com os deliciosos frutos que nos proporcionam.

Outro factor importante é que muitos remédios podem ser feitos a partir das árvores. Para se ter uma ideia, um em cada quatro medicamentos utilizados pela indústria farmacêutica tem origem vegetal. Cerca de 70% das plantas classificadas pelo Instituto do Câncer dos Estados Unidos como recomendadas para o tratamento do câncer são encontradas exclusivamente nas florestas tropicais. Existem 1,4 mil espécies vegetais que podem servir para esse fim (veja mais sobre florestas tropicais a seguir).

Como salvar as florestas?

Como metade das árvores que são cortadas no planeta destinam-se à fabricação de papel, usar menos papel é uma ótima maneira de ajudar a salvar as florestas.

Adopte estas acções:

Escreva nos dois lados de cada folha de papel e tente usar papel de rascunho ou metades de folha quando possível. Recicle todo papel quando terminar de usá-lo;

Coloque um guardanapo de tecido na sua mochila, bolsa ou lancheira e use-o em vez de guardanapos de papel;

Em casa use sempre guardanapos, lenços e panos de pratos de tecido em vez de papel;

Quando comprar papel numa loja, tente comprar papel reciclado com 100% pós-consumo. Ou seja, depois dele ter sido usado por alguém. O que significa que ele foi feito com papel que já foi usado e colocado no contentor de lixo azul para ser reciclado. Ou melhor ainda, compre 100% papel "tree-free" (isento de árvores), isso significa que nenhuma árvore precisou ser derrubada para esse papel;

Não comprarem nenhuma madeira que venha de árvores em perigo de extinção;

Fontes: http://pititi.com; http://www.malhatlantica.pt; http://pt.wikipedia.org

Sem comentários: