PESQUISAR NESTE BLOG:

domingo, 27 de setembro de 2009

Projecto novos desafios

Porque o futuro passa pela integração...



Desde Março de 2002, com a entrada do Programa Escolhas em Mira Sintra, o trabalho em Parceria, que já era uma prática das instituições locais foram intensificadas e, de certa forma, fortalecido pela dinâmica inovadora introduzida do Programa.

Constatou-se que problemas comuns e transversais às diferentes instituições, cuja solução era dada parcialmente por cada instituição, de forma isolada, respondiam apenas a parte do problema. Esta situação permitia, através de um trabalho comum e em parceira, responder apenas a partes dos problemas.

É importante destacar que Mira Sintra apesar de uma freguesia recente tem problemas antigos. O desaparecimento do Programa Escolhas e as actividades desenvolvidas pelos seus técnicos, provocou grandes perdas na comunidade, promovendo um sentimento de retrocesso nas conquistas até então alcançadas.

Um pouco instigados por esse desejo de valorizar o que até aqui se conquistou, e um pouco pelo interesse manifestado pelos próprios utentes que “reclamaram” o direito de continuidade do trabalho que com eles foi iniciado, aceitou-se esse NOVO DESAFIO.

Desta forma, o assegurar da continuidade das actividades que, tendo sido implementadas no terreno, foram reconhecidas pelas instituições e pelo publico alvo como tendo sido eficientes e eficazes, são uma prioridade do projecto. No entanto, a aposta num espaço que possa responder às necessidades locais a nível das aprendizagem não formais, surge como uma mais valia neste projecto.

Assim sendo são desenvolvidas actividades como:

*GAP - Gabinete de Apoio Psicológico: como objectivo avaliar e acompanhar os jovens com NEE e Problemas Comportamentais e de integração social;

* Criação de um Espaço LUDOS: aberto aos destinatários do projecto, pedagogicamente estruturado, onde se desenvolverão actividades escolares não directivas, e que privilegia as actividades educativas, num contexto de experimentação prática dos conhecimentos adquiridos na escola.

* Ateliers Formativos: como forma de promover competências e saberes que permitam dar uma maior competitividade no plano profissional.

* Actividades de acompanhamento durante as interrupções lectivas (férias)

* Trabalho com a População Cigana

* Clube de Jovens

* Formação de Professores e

* Actividades Desportivas.






Casa Seis – Associação para o Desenvolvimento Comunitário
- Entidade Gestora e Promotora do Projecto
- Presidente da Direcção: Dr. Georges Casula
- Morada: Rua Fundação Dom Pedro IV, lote 3, loja, Mira Sintra, 2735-592 Cacém
- Telefone: 219188431/2
- Fax: 219188433
- Email: casaseis@gmail.com

Sem comentários: