PESQUISAR NESTE BLOG:

sábado, 22 de agosto de 2009

Carlos Sargedas, revisitado

Solicitei ao Carlos Sargedas que tivesse a amabilidade de me enviar uma autobiografia da sua actividade profissional. Não aquilo que toda a gente pode ver no site dele mas, algo diferente, escrito pelo seu próprio punho.

Gentilmente, enviou-me o que passo a disponibilizar:

"Sempre que me pedem para enviar fotos para mostrar o meu trabalho ou para falar sobre mim, tenho sempre o mesmo problema: o que é que envio, o que é que digo?

Como deves ter reparado, o meu trabalho é bastante variado, nunca quis estar "preso" a um tipo de trabalho, primeiro, porque isso limitava a minha capacidade de resposta; segundo, porque também não me satisfazia fazer sempre a mesma coisa e;
em terceiro, principalmente, porque também nos últimos anos, com a chegada da tecnologia digital, passou a ser "mais fácil???" ao cliente e ao público em geral
ter acesso às mesmas ferramentas informáticas, logo, o volume de trabalho começou a baixar e para muitos praticamente acabou.

Ao perceber isso, não só me adaptei e modernizei constantemente, actualmente fui o único fotógrafo a nível nacional a comprar a última tecnologia de impressão para uma loja, porque fui à procura de novos mercados e felizmente porque não fiquei parado no tempo, tenho neste momento vários tipos de trabalho, bastante variados, onde em todos eles a técnica é exigente e a concorrência bastante forte.

Não deixa de ter alguma piada quando alguns clientes me contactam e ficam de certa forma confusos, ao ver que ao mesmo tempo estou a fazer trabalhos fotográficos em construção civil, actualmente estou a acompanhar 8 escolas em Évora, Lisboa, Mafra, Queluz e Portalegre; também a fotografar um catálogo de publicidade de moda que acabei recentemente após um ano de trabalho.

Trabalhei num livro para o chefe Luís Suspiro onde fotografei cerca de 60 pratos e a gastronomia regional do Algarve, Ribatejo, Alentejo e Sesimbra, tendo já começado a fotografar para mais dois livros a sair no próximo ano. Fiz também um catálogo de 150 coktails para um bar da zona de Sintra, com muito trabalho técnico e de difícil execução. Estou a fazer reportagem de fotografia industrial na construção de duas auto-estradas e estradas nacionais, além de principalmente desenvolver o meu trabalho de fotografia aérea ao nível do turismo.

Também pela qualidade do meu trabalho, fui recentemente convidado para ser o fotógrafo da maior empresa de helicópteros do país para fazer todo o trabalho fotográfico e, estive recentemente a fotografar 58 locais de Portugal.

Está também no meu "programa" ainda este ano, começar a organizar workshops de formação em várias áreas da fotografia.

Estou também há 8 meses a desenvolver um grande projecto sobre os 600 anos do Cabo Espichel, onde já estão previstos, cerca de 50 exposições de pintura, fotografia e escultura, conferências e palestras sobre os mais variados temas, tudo com o objectivo de chamar a atenção para o abandono e principalmente criar um projecto de requalificação do lugar para candidatura à UNESCO para Património da Humanidade.

Paralelamente a isto tudo ainda tenho tempo para desenvolver, devagarinho, a minha empresa de turismo aéreo dos helicópteros e produzir aqueles que já foram considerados os melhores filmes promocionais privados de locais como Alqueva, Sintra, Arrábida e Lisboa, já com referências em sites de muitos países do Mundo.

Por estas razões todas, digo no meu blog que a Vida é tudo o que fazemos com ela e por isso sou uma pessoa feliz.

Tenho ainda a sorte de estar casado à 26 anos com uma mulher espectacular que está sempre ao meu lado quanto mais estando 24 horas juntos durante todos estes anos.

Um forte abraço

Carlos"

------------------------------------------------------------------------------
Desde já, aqui deixo um grande abraço ao Carlos, por esta espécie de entrevista online e em primeira mão. Este singelo espaço agradece o apoio!

Parabéns por uma vida cheia de alegrias não sem muito esforço, trabalho e dedicação.

O Carlos enviou-nos também algumas fotografias para escolhermos e publicarmos as que entendermos.

Deixo aqui as mais significativas porque sei que têm um especial valor para ele.

Foto da capa do seu livro "Vertigem Azul"



Foto do reconhecimento pelo seu trabalho pela Região de Turismo da Costa Azul.



Porém, pela sua excelência, não resisto a divulgá-las todas. Pode encontrá-las clicando aqui:

Sem comentários: